segunda-feira, 8 de março de 2010

Público agita debate sobre atração de indústrias em Santa Helena

O clima esquentou em Santa Helena durante a audiência do Movimento Cresce Goiás (MCG), ocorrido na manhã de sexta-feira, dia 5, no auditório da Câmara Municipal. Esquentou, no bom sentido, já que vários participantes pediram a palavra quando o debate girou em torno da atração de indústrias e empresas para a cidade. Vozes às vezes divergentes. Isso ajudou, nas palavras do deputado federal e presidente do PR em Goiás, Sandro Mabel, com que o debate evoluísse.

Sandro Mabel começou o debate lembrando que a região vai ser beneficiada com duas importantes obras de infraestrutura do Estado: a duplicação da BR-060, de Goiânia para Jataí, e a extensão da Ferrovia Norte-Sul, de Palmas (TO) até Anápolis - com a criação de uma plataforma de carga em Santa Helena.

“Isso vai trazer um salto de desenvolvimento para esta região. A cidade vai ser um pólo. Vai ser a hora de vocês aproveitarem e atraírem as indústrias para cá. Além da duplicação da BR-060, vamos ter uma plataforma aqui. Isso vai fazer com que apareçam muitas oportunidades”, explicou.

Entretanto, duas dúvidas preocupavam o público presente, quando se discutiu formas de conquistar empresários: o medo de perder espaço para Rio Verde e identificar qual o perfil de empreendedores que se sentiriam mais atraídos por Santa Helena. “Não adianta querer trazer uma grande indústria para cá, porque ela não vem, ela vai preferir ir para uma cidade maior aqui perto”, comentou um empresário.

Sandro Mabel citou o caso de Jesúpolis, onde o prefeito Silvan Silveira (PR), tem atraído micro e pequenas empresas. “Então vamos atrair as pequenas empresas para cá. Que tragam 20, 30 empregos. Vamos colocar umas cinco empresas e já temos 150 empregos. A gente tem que jogar com o que a gente tem”, comentou.

A área da Saúde também ocupou espaço no debate. Moradores cobraram a entrega do hospital regional, que está sendo erguido na cidade, e mais profissionalismo por parte de alguns médicos. Sandro Mabel salientou a importância de uma saúde pública de qualidade. Já o prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, sugeriu abrir um canal de comunicação com a população. “Crie uma urna com espaço para as pessoas fazerem críticas. É algo barato e fácil de fazer. Além de uma ouvidoria.”

A audiência em Santa Helena contou com a participação do médico João Alberto Rodrigues, filho do governador Alcides Rodrigues, e da prefeita da cidade, Raquel Rodrigues, que elogiou o Movimento Cresce Goiás. “O PR sai na frente com essa iniciativa louvável. O partido mostra que está amadurecido. É importante fazer ouvir a população para montar um plano de governo”, disse.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. A agenda do Movimento Cresce Goiás está disponível no blog: http://crescegoias.blogspot.com/2010_01_01_archive.html
    Você pode acessar as datas também pelo perfil do MCG no Orkut.

    ResponderExcluir