sexta-feira, 12 de março de 2010

Em Pires do Rio, Saúde anima população a debater no MCG

Os debates ficaram acalorados durante a audiência do Movimento Cresce Goiás (MCG) em Pires do Rio, na noite de quinta-feira, quando a questão abordada foi a Saúde Pública. Das discussões que se seguiram, surgiu duas idéias: a necessidade de se municipalizar cada vez mais o atendimento ao público, evitando que pacientes tenham de ser tratados em Goiânia e a criação de uma cooperativa entre os municípios para a construção de um hospital regional e contratação de médicos especialistas.

O deputado federal Sandro Mabel, que coordena a caravana do MCG, lembrou da dificuldade que as prefeituras têm em contratar médicos, não só pelo salário elevado como também pela árdua tarefa que é convencer um profissional da saúde a morar no interior. “Até namorada a gente tenta arrumar para o médico e mesmo assim ele não quer ir para o interior”, brincou.

O odontólogo José Pereira da Silva, 61, deu a sugestão da cooperativa. “Pires do Rio faz parte de uma região com mais quatro municípios. Podiam juntar as prefeituras, construir um hospital regional para atender todo mundo e dividirem as despesas. Se isso acontecesse, poderia ter um hospital de porte.”

O tesoureiro do PTB, Marco Aurélio Santana, falou da importância em se investir na regionalização da Saúde, apostando em hospitais regionais e na descentralização dos serviços. “Hoje se precisa de um atendimento mais especializado ou uma emergência precisa ir para Goiânia, e aí ainda pode correr o risco de sofrer um acidente no caminho. Sem falar no transtorno que é isso.”

Quando alguns participantes começaram a acentuar as críticas e reclamações, Sandro Mabel ressaltou a importância de se debater propostas. “Poderíamos criar aqui um espaço para todos reclamarem, mas qual será o resultado disso. Precisamos olhar para a frente, discutir propostas, projetos que mudem a situação. Por isso que o PR está promovendo o Movimento Cresce Goiás, para que possamos ouvir de vocês sugestões e montarmos juntos um plano de governo para o Estado”, explicou.

Os participantes gostaram muito das idéias que viram na apresentação dos trabalhos de Vanderlan Cardoso frente à administração de Senador Canedo, principalmente na área da Saúde. O prefeito explicou como implantou cada um dos projetos que hoje são referência em todo o país. Sandro Mabel comentou que os programas em Senador Canedo deram certo porque houve na cidade uma boa gestão, que fez um trabalho com planejamento e projetos bem elaborados. "Fica mais fácil para conseguir recursos para estes projetos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário