terça-feira, 16 de março de 2010

Emprego e infraestrutura são prioridades em Itapuranga


A audiência do Movimento Cresce Goiás (MCG) em Itapuranga serviu para que a população presente desse sugestões que são comuns em muitos municípios do mesmo porte já visitadas pelo MCG no interior goiano: carência de emprego e de infra-estrutura. A cidade natal do vice-governador e um dos coordenadores da iniciativa, Ademir Menezes, pediu mais empenho não só do próximo governo estadual como também dos goianos que forem eleitos para representar o Estado no Congresso Nacional.

Como exemplo do que querem, os populares presentes citaram o que foi levado até a cidade por meio de emendas ao orçamento da União pelos deputados federais Sandro Mabel e Chico Abreu. O recurso obtido pelos dois junto ao governo federal foi usado no asfaltamento e urbanização de bairros da cidade e ajudou a tornar a cidade mais atraente para indústrias de fora.

O ex-prefeito Tito Cardoso (PR), que administrou a cidade entre 2005 e 2008, falou que é necessário o Estado investir mais em infraestrutura, principalmente na malha viária, para facilitar no escoamento do que é produzido na região. “Também precisa ver com a UEG uma forma de investir no ensino aqui, trazendo cursos, para melhorar a capacitação das pessoas.”

A preocupação com os pequenos empreendimentos também foi um dos assuntos debatidos durante a audiência. O pecuarista Carlos Magno Teixeira, falou sobre uma feira organizada por cerca de 200 pessoas de forma precária por falta de incentivo do poder público. “Se a gente conseguisse recursos para criar uma feira fechada, num galpão, poderíamos ampliar essa feira, gerando mais empregos e aumentando as opções de lazer da população. Hoje a feira já é uma atração, mas trabalhamos em um local sem condições”, disse.

Na área da saúde, foi cobrado apoio do Estado para regionalização do atendimento, com a construção de mais hospitais regionais, com médicos especialistas.

E, algo que tem acontecido em outras audiências, moradores de cidades próximas têm viajado quilômetros de distância para participar do MCG dando sugestões também para seus municípios. Uma moradora de Guaraíta, por exemplo, disse que falta emprego. “A cidade é pequena e não consegue atrair empresas”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário