segunda-feira, 1 de março de 2010

Itaguaru quer impedir fuga dos jovens para grandes centros

A caravana do Movimento Cresce Goiás (MCG) esteve na tarde de sábado, dia 27, em Itaguaru, a 115 km de Goiânia, e reuniu mais de 400 pessoas no Salão Paroquial da cidade. O evento, organizado localmente pelo ex-prefeito e presidente do PR da região Eurípedes Potenciano e pelos vereadores Chitãozinho e Zudimar Borges, contou com expressiva participação popular.

Foram várias as reivindicações dos moradores por projetos que promovam o desenvolvimento do município. Temas como habitação e emprego dominaram o debate. Além disso, a população pediu também por obras de infraestrutura, como o asfaltamento da estrada que liga o município à Heitoraí e a recuperação da rodovia que os liga à Itaguari.


As autoridades presentes escutaram também da população diversos relatos de um medo em comum: a fuga dos jovens moradores para os grandes centros urbanos em busca de oportunidades de emprego.

“Nossos jovens vão trabalhar em Goiânia. Só os pais que ficam aqui. Eu tenho quatro filhos e nenhum mora mais aqui. A cidade precisa de emprego para dar pra eles. Senão vão embora”, lamentou o aposentado Valdir Gonçalves de Souza, 59 anos.

Outra que aproveitou a proximidade com as autoridades políticas locais e regionais para pedir apoio na tentativa de frear o êxodo de jovens foi a professora Maria Abadia Ferreira Silva, 51. Ela tem uma filha de 10 anos e teme que quando a filha for maior de idade não encontre boas oportunidades de vida na cidade.

“Eu sou nascida e criada aqui, amo esta cidade e quero minha família feliz nela. Mas para isso a gente precisa de emprego para os jovens. O sonho da minha filha é ser médica. E o meu é que ela seja médica aqui. Mas a cidade tem de oferecer condições de trabalho. Senão a gente vai ficar conhecido como uma cidade de aposentados”, comentou.

Para os dois, Itaguaru é uma cidade que não tem uma boa fonte de empregos -
reclamação endossada pelo vereador Chitãozinho, um dos organizadores do debate na cidade. “Precisa trazer uma indústria para cá, mas para isso sei que precisa também melhorar a infraestrutura, arrumando as estradas para Jaraguá, Itaguari e Uruana, senão fica difícil”, disse a professora.

O vice-governador Ademir Menezes, um dos coordenadores do MCG ao lado do presidente do PR em Goiás, deputado federal Sandro Mabel, e do prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, disse que os municípios precisam articular com o Estado formas de incentivos que atraiam as indústrias de pequeno e médio porte.

“Sem o apoio do Estado, o município não consegue fazer isso. E 80% dos empregos no interior do Estado são gerados pela pequena e média empresa. O Estado tem de investir, seja ajudando na construção de um distrito industrial, de balcões, da forma como for e o município tem de saber qual o seu potencial, em qual área tem de pedir apoio”, explicou.

Na administração de Ademir, a cidade de Aparecida de Goiânia conseguiu atrair diversas empresas, aumentando substancialmente a quantidade de vagas de emprego e, assim, evitando a saída dos aparecidenses para a capital do Estado e tirando de Aparecida a pecha de ‘cidade-dormitório’.

A ida do MCG ao município foi muito elogiada pelos participantes. “O PR está ensinando a população a cobrar dos políticos. Eu estou aprendendo isso agora, vindo aqui e tendo a chance de falar com vocês”, disse Valdir. O presidente do PR local, Eurípedes Potenciano, comentou que o partido tem muita coragem ao abrir espaço para a população se manifestar, sem medo do que vai escutar.

Já a professora Maria Abadia comentou que o PR está se diferenciando dos outros partidos. “Todos os partidos tomam suas decisões de cima para baixo. O PR está fazendo diferente, de baixo pra cima, ouvindo a população para montar um plano de governo. Isso com certeza vai fazer muita diferença.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário