terça-feira, 16 de março de 2010

Conclusão de estradas é prioridade em Mairipotaba

Em Mairipotaba, a questão da infraestrutura dominou os debates da audiência do Movimento Cresce Goiás (MCG), realizado na noite de segunda-feira, dia 15. A prioridade número 1 levantada pelos participantes foi a conclusão da GO-217 até a BR-060 e a recuperação da pista já existente. Outra questão discutida foi a recuperação urgente da Celg para que a estatal possa voltar a expandir a distribuição de energia no Estado.

O prefeito da cidade, Ademir Antonio de Sousa (PSDB), disse que a conclusão da rodovia vai ajudar Mairipotaba a deixar de ser um “cotovelo” para a malha viária da região e torná-la uma cidade de passagem do escoamento da produção regional. “Aqui e em cidades vizinhas tem uma produção forte na área de cimento, que vai para o Triângulo Mineiro. A rodovia vai ajudar Mairipotaba a se desenvolver, não só por estar no corredor, como atraindo indústrias para cá”, disse.

Já sobre energia, o vice-governador Ademir Menezes, um dos coordenadores do MCG ao lado do deputado federal e presidente do PR em Goiás, Sandro Mabel, disse que o atual governo pegou uma Celg em crise e tem conseguido, nestes quatro anos, solucioná-la, dependendo agora da conclusão de um acordo com o governo federal para que a companhia possa voltar a investir.

“O próximo governador com certeza vai encontrar uma Celg arrumada. Esse acordo está bem próximo de ser concluído. E aí a Celg vai poder novamente expandir sua rede”, disse.

Ademir contou que tem ouvido muitas queixas neste tema entre os participantes do MCG. “Em Corumbaíba, em Morrinhos, em outras cidades, ouvimos empresários que querem ampliar suas indústrias, suas áreas irrigadas e não tem energia. O Estado não pode estagnar por causa da falta de energia”, disse.

Na área social, o medo da população com o avanço das drogas na juventude dominou as discussões sobre educação e saúde. Os participantes comentaram que o narcotráfico é um mal que atinge todas as cidades, mesmo as pequenas e que o governo deve priorizar formas de afastar o jovem das drogas. E deram como exemplo a criação de atividades nas escolas em tempo integral.

“Toda atividade do governo deve ser voltada em ocupar o tempo do jovem, incluindo programas esportivos, culturais e até profissionais na grade de ensino, incentivando o jovem a ficar na escola. Não pode deixar o aluno ocioso e hoje ainda vemos escolas onde isso acontece. Poderia ter leis que tornassem esses programas obrigatórios”, disse o advogado e empresário Edson Barbosa, um dos participantes da audiência.

O evento em Mairipotaba contou com a participação de presidentes locais de diversos partidos, dentre eles o PMDB, PT e DEM, além de representantes de outros, como o próprio prefeito, que é do PSDB. “Essas reuniões que o PR tem promovido são muito importantes, porque retira de diferentes regiões, do seio das comunidades, a necessidade da população”, disse o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário