segunda-feira, 8 de março de 2010

Novo Gama quer seguir exemplo de Aparecida de Goiânia sob gestão do PR

O auditório da Câmara Municipal do Novo Gama, no entorno do Distrito Federal, ficou pequeno para tantas pessoas que participaram da audiência pública do Movimento Cresce Goiás (MCG). E a discussão girou em torno de como dar à cidade uma independência em relação à Brasília; assim como aconteceu em Aparecida de Goiânia na administração do PR (1997-2008). Tanto que as manifestações públicas se deram mais dentro do espaço em que se discutiu as melhorias feitas pelo hoje vice-governador Ademir Menezes quando prefeito de Aparecida.

O deputado federal e presidente do PR em Goiás, Sandro Mabel, e o vice-governador falaram da necessidade de se atrair empresas para a cidade e melhorar a infraestrutura para que as pessoas parem de ir até Brasília para trabalhar. “Se conseguir emprego na cidade em vez de Brasília, o trabalhador vai ganhar mais tempo para ficar com a família, estudar, fazer outras coisas, porque não vai perder horas e horas num ônibus apertado”, disse Ademir.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Novo Gama, José Pacífico Neto (PMN), reclamou que a cidade não tem mais áreas públicas que possam ser cedidas pela Prefeitura para empresas interessadas em se instalar na cidade. “Precisamos de um apoio do Estado para negociar isso.”

Sandro Mabel comentou da necessidade de se recuperar e duplicar as rodovias que cortam a cidade, entre elas a que vai até o Lago Azul. O prefeito de Novo Gama, João Pacífico (PSDB), contou que pretende adotar iniciativas parecidas como a de Ademir, em Aparecida, para gerar mais recursos para a cidade. A ex-prefeita Sônia Chaves (PR) também deu muitas sugestões.

O diretor da ONG Instituto de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, Adalberto Silva, salientou a importância de se investir também na educação profissionalizante, senão, mesmo com a instalação de novas indústrias, a população vai continuar indo para Brasília. “Porque as indústrias querem gente capacitada e se não estivermos preparados, eles vão contratar gente do Distrito Federal”, explicou.

Outros assuntos também foram debatidos na audiência. A professora Isabel Cristina dos Santos, 34, informou que o PR Mulher foi criado há cerca de um mês em Novo Gama e já conta com duas bandeiras principais e mais de 20 mulheres integrantes. “Temos professoras, faxineiras, médicas, enfim todas as profissões e níveis sociais. E nossas bandeiras hoje são a luta por criação de mais creches e de cursos profissionalizantes para que as pessoas possam gerar renda aqui na cidade.”

O vereador Afrânio Pimental (PR) veio de Valparaíso de Goiás para sugerir ao MCG a criação de uma rodoviária modelo na região, para que os milhares de nordestinos e descendentes que vivem ali pudessem viajar para a terra de suas famílias sem precisar passar em Brasília (DF). “Podia até ter um shopping junto, isso iria dar uma boa movimentada no comércio daqui”, comenta o vereador. Sua sugestão foi bastante aplaudida.

A administração que o prefeito Vanderlan Cardoso vem fazendo em Senador Canedo desde 2005, também chamou a atenção dos participantes. A estudante Nwefrance Morais de Souza, 32, viveu uma década em Senador Canedo, até 2007, quando se mudou para Novo Gama. “Na época que eu morava lá, a cidade não tinha nada, só o lixão. Agora quando eu vou para lá não reconheço a cidade. É outra. Melhorou muito. Dá até vontade de voltar”, comentou.

Ainda segundo Nwefrance, a iniciativa do PR em chamar lideranças de outros partidos para juntos participaram do MCG e ouvirem a população é um avanço dentro do sistema político. “Os políticos estão deixando de fazer seus projetos de dentro dos gabinetes para fazer algo a partir do que a população cobra. Aqui os políticos escutam e não censuram ninguém. Nunca vi isso antes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário