segunda-feira, 29 de março de 2010

Goianésia cobra estrutura para atender cidade vizinha e atrair Brasília

A caravana do Movimento Cresce Goiás (MCG) passou por Goianésia na noite de sábado e levou de lá uma lista de sugestões para resolver duas questões essenciais para o desenvolvimento do município: como lidar com os milhares de trabalhadores contratados por uma mineradora em Barro Alto, mas que acabam usufruindo a infraestrutura de Goianésia; e como melhorar a malha viária da região para integrar a cidade ao complexo rodo-ferroviário que está surgindo em Goiás e aproximá-la também de Brasília (DF).

São dois focos de trabalho que, segundo o prefeito Gilberto Naves (PMDB) e o ex-prefeito Otávio Lage Filho (PSDB), se o Estado conseguir resolver vai proporcionar aos moradores de Goianésia um salto de qualidade de vida ainda não visto. “Vieram três mil pessoas trabalhar em Barro Alto, mas a cidade não tem estrutura para abrigar tanta gente e esse pessoal acaba usando os recursos de Goianésia”, explica Gilberto.

O prefeito contou sobre uma vez em que um ônibus foi de Barro Alto com 40 trabalhadores a um posto de saúde à Goianésia para que o médico de lá atendesse o grupo e desse atestado médico. “Nosso sistema de saúde não consegue dar conta do recado. É uma demanda gigante.”

O comerciante Roseval Canedo, ligado ao PMDB, disse que o déficit habitacional em Goianésia deu um pulo depois da instalação da mineradora em Barro Alto. “Hoje o déficit está em 6,5 mil, mas com certeza chega a 10 mil casas. E quem vive de aluguel sofre porque houve um aumento enorme, casas simples custam R$ 300, R$ 400 por mês. Para quem tem uma vida carente, é um valor absurdo e impossível de pagar.”

Otávio Lage Filho disse que uma das prioridades do Estado deveria ser com a conclusão e pavimentação de algumas GOs que cruzam Goianésia. Ele cita, como exemplo, a GO-230, que ligaria a cidade à Rianápolis. Ele e Gilberto Naves dizem que esta rodovia é importante para a integração de Goianésia com toda a região.

“O governo federal já demonstrou interesse na BR-251, que faria essa ligação com a GO-230 e Rianápolis. O projeto está pronto há anos, mas parado”, disse Otávio. “É um eixo importante a ser integrado. Em Santa Isabel vai ter um entrocamento da ferrovia Norte-Sul e é importante que estejamos próximos”, completou Gilberto.

Sobre a ligação com Brasília, o prefeito disse que a conclusão da BR-414, com seu asfaltamento, colocará Goianésia a 210 km da capital federal. “Precisamos descobrir Brasília, trazer os turistas do Distrito Federal para cá. É estratégico. Mas para isso, antes, precisamos arrumas nossas estradas”, comentou.

O prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, um dos coordenadores do Movimento Cresce Goiás (MCG), comentou que é importante que os municípios estejam interagindo com o Estado, mas que cabe aos governos estaduais e federal ofertar os recursos para as prefeituras poderem resolver suas demandas maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário