quinta-feira, 4 de março de 2010

Saúde e Educação dominam debates em Sanclerlândia

Em Sanclerlândia, dois temas dominaram o debate promovido pela caravana do Movimento Cresce Goiás (MCG): saúde e educação. E nas duas oportunidades surgiram duas idéias a partir do debate entre a população e as autoridades políticas presentes: um consórcio entre os municípios para implantação de projetos e programas regionais na área da Saúde e a avaliação do potencial de cada cidade para determinar em que áreas da educação o poder público deve apostar.

O debate sobre saúde começou com a queixa de um morador a respeito da falta de médicos especialistas na cidade. O deputado federal e coordenador do MCG Sandro Mabel pediu então que ele desse alguma sugestão. “Estamos aqui para ouvir vocês e não para falar”, explicou. O morador pediu reforço do poder público na área.

Então começaram os prefeitos vizinhos, também presentes à audiência a falar sobre a situação em seus municípios. Reclamaram da falta de recursos para investir do jeito que gostariam. Foi quando um outro morador, incentivado por Sandro Mabel e pela fala do prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, deu a idéia da união entre os municípios.

A sugestão foi logo abraçada pelas autoridades presentes e incentivada por Vanderlan. Os prefeitos da região presentes saíram da audiência com a expectativa de uma nova reunião entre eles para debater a questão.

Outro assunto discutido no encontro foi educação. A diretora da UEG em Sanclerlândia, Marlene Luíza de Assunção, falou que a instituição precisa aumentar sua estrutura na cidade. Daí surgiu um debate sobre a existência de uma avaliação para saber se a UEG oferece os cursos que atendem a demanda regional. Não existe essa avaliação. Mas todos concordaram da necessidade da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário