quarta-feira, 3 de março de 2010

12 partidos políticos reunidos para o MCG em Iporá

A audiência do Movimento Cresce Goiás (MCG) na Câmara Municipal de Iporá, na noite de segunda-feira, foi a prova definitiva de que a iniciativa é totalmente suprapartidária. Nada menos que 12 partidos políticos enviaram representantes para ouvir da população suas carências e sugestões para melhorar a cidade. A presença em massa dos partidos políticos foi correspondida pelo público, que compareceu em massa e lotou o auditório da Câmara de Vereadores.

Iporá é um dos pólos do oeste goiano e seus moradores pediram medidas que fizessem da cidade a responsável por um novo salto de desenvolvimento na região. O primeiro a falar sobre isso foi o diretor administrativo e financeiro do Detran-GO e ex-deputado estadual, Sandoval Moreira Mariano. “O poder público precisa estimular algum empreendedor de grande porte para ser o carro-chefe desse desenvolvimento.”

De acordo com Sandoval, a ida de uma grande empresa para Iporá fará com que outras empresas se instalem na cidade. Ele também sugeriu que o próximo governador criasse um plano de desenvolvimento específico para o oeste goiano. Sua idéia foi abraçada por outros participantes do encontro.

O empresário Angelo Macedo da Silva comentou que este “grande empreendedor” poderia ser da indústria láctea. “Os produtores da região vendem seus produtos por um preço baixo. Com uma indústria láctea aqui, o produto poderia ser beneficiado aqui mesmo e vendido por um preço mais elevado, trazendo mais benefícios para a Prefeitura, que poderia ser revertido em incentivos para trazer novas indústrias. E os produtores ganhariam mais”, disse.

O prefeito de Iporá, José Antônio (PMDB), comentou que a cidade precisaria de uma área para transformar em distrito industrial, para que este grande empreendedor pudesse se instalar. Ele disse que a prefeitura havia separado há algum tempo uma área de 21 alqueires para este fim, mas acabou destinando o espaço para a educação.

O deputado federal e presidente do PR em Goiás, Sandro Mabel, que coordena a caravana pelo interior do Estado, comentou que a recuperação de algumas rodovias é importante para reforçar Iporá como o pólo do oeste goiano. Ele cita, como exemplo, a ligação entre Iporá e Ivolândia.

Também em Iporá o vice-governador Ademir Menezes e o prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, que estão juntos com Sandro Mabel na coordenação do MCG, sugeriram a criação de um consórcio entre os municípios para o meio ambiente. Entre outros objetivos, este consórcio ajudaria as prefeituras a bancar os custos com técnicos responsáveis por liberar obras de interesse econômico sem agredir a natureza.

“O Estado está sobrecarregado, é um volume de trabalho muito grande, enorme. E para uma prefeitura bancar sozinha um técnico fica caro. Mas se houver esse consórcio, fica mais em conta”, comentou Ademir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário