segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Público recorde em Nazário pede apoio dos políticos para o empresariado local

Em Nazário, a caravana do Movimento Cresce Goiás (MCG) atraiu um público recorde até agora entre as 16 cidades já visitadas. Mais de 400 pessoas estiveram presentes no evento, uma iniciativa liderada pelo presidente do Partido da República (PR) de Goiás, o deputado federal Sandro Mabel, e pelo vice-governador do Estado, Ademir Menezes, que conta com a participação não só da população local como também lideranças de todos os partidos para, juntos, montarem um plano de governo para os próximos quatro anos.

Um dos primeiros pedidos feitos pelos moradores foi o apoio dos políticos para projetos de incentivo ao empresariado local. “Queremos que as autoridades apoiem os empresários e incentivem as pessoas a investir na sua própria cidade, para nossos jovens não irem embora. Hoje, é isso que está acontecendo”, comentou o empresário Renato Ferreira, 34.

Como tem feito em outros municípios por onde o MCG já passou, Sandro Mabel combinou com o prefeito de Nazário, Fábio Gabriel de Amorin (PR), a realização de um seminário de orientação sobre como fomentar o pólo empresarial local, com a participação do secretário executivo do Programa Produzir da Secretaria da Indústria e Comércio de Goiás, Luís Maronesi.

Esse novo evento atende uma demanda notada em várias cidades. As pessoas têm apresentado muitas dúvidas sobre como tocar uma empresa e quais os benefícios oferecidos pelo poder público. “Todo mundo quer que o filho fique na cidade, mas para isso a cidade precisa estar se desenvolvendo. Vamos fazer esse seminário, para fomentar o desenvolvimento aqui. Às vezes, é difícil trazer uma grande empresa, mas pequenos empreendimentos são mais fáceis de atrair ou mesmo criar aqui”, comentou.

Outros temas abordados durante o debate foram a educação e asfalto. Um homem foi muito aplaudido pelo público ao pedir asfaltamento da GO-156, que liga a cidade até Anicuns. “Isso vai trazer um baita desenvolvimento para a região”, comentou outra pessoa da platéia.

Na área da educação, uma estudante disse que seria bom para a cidade um braço da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Já um rapaz afirmou que se o poder público investisse no ensino profissionalizante seria mais proveitoso para a cidade. Sandro Mabel disse que cabe ao poder público descobrir qual a prioridade do município. “Às vezes é trazer uma universidade, às vezes criar cursos profissionalizantes.”

Em alguns momentos, a platéia fazia pedidos muito pontuais, como subsídios para o transporte escolar e até a entrega de um trator. O presidente do PR de Goiás disse que tudo que for dito na audiência terá um encaminhamento, se a demanda for possível de ser atendida, mas salientou o enfoque das audiências. “Não estamos aqui para fazer promessas, mas descobrir qual a demanda de vocês para montarmos um plano de governo”, explicou.

Sobre o transporte escolar, por exemplo, Sandro Mabel comentou que a faculdade citada pelo estudante que pediu custeamento da prefeitura poderia subsidiar essa despesa. “É tudo uma questão de conversar. O que o poder público puder fazer, vocês tem de cobrar, mas neste caso acho que a faculdade é que devia puxar vocês. São 100 estudantes, não? Então. Ou a faculdade paga uma parte do transporte ou vocês dizem que vão mudar de curso. Se organizem nisso aí.”

O objetivo do MCG é elaborar um projeto amplo, focado na responsabilidade fiscal e social, no crescimento econômico não só do Estado como um todo, mas também de cada cidadão goiano, assim como na melhoria da qualidade de vida das pessoas em geral.


Confira a galeria de fotos de todas as etapas do MCG no Flickr do Cresce Goiás: www.flickr.com/crescegoias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário