quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Agenda dos próximos debates

O Movimento Cresce Goiás retoma o ciclo de debates nos municípios goianos nesta quinta-feira (25). Confira as cidades que recebem o MCG nos próximos dias:

25/02/2010 – quinta-feira
Itauçu: às 9h, no Salão Paroquial
Sanclerlândia: às 14h, na Câmara Municipal
Anicuns: às 19h, na Câmara Municipal

26/02/2010 – sexta-feira
Uruaçu: às 9h, na Câmara Municipal
Santa Terezinha: às 14h, na Câmara Municipal
Porangatu: às 19h, na Câmara Municipal

27/02/2010 – sábado
Rubiataba: às 9h, na Câmara Municipal
Itaguaru: às 19h, no Salão Paroquial

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Todos os partidos presentes no Movimento Cresce Goiás

O Movimento Cresce Goiás (MCG) vai ganhando força tanto entre a classe política como entre a população das cidades do interior de Goiás que estão sendo visitadas. Em Trindade, havia políticos de praticamente todos os partidos presentes na audiência pública do Movimento, que aconteceu no auditório da Câmara Municipal. Havia representantes do PMDB e do PP, como os prefeitos Ricardo Fortunato (Trindade) e Abelardo Vaz (Inhumas), do PDT, PSDB, PT, PSB, DEM, PTB, entre outros. Todos elogiando a iniciativa do PR em percorrer o Estado em busca de um diálogo mais próximo com o cidadão.

E a população prestigiou essa união suprapartidária comparecendo em peso na audiência. O local ficou lotado com mais de 300 pessoas sentadas e em pé aproveitando a proximidade com as autoridades políticas para cobrar demandas que afligem os moradores da cidade.
 
É o caso da empresária Daria Alves, que cobrou asfalto para a rodovia que liga Trindade a Abadia de Goiás e é muito usada pelos romeiros. “Todo mundo que já foi candidato um dia prometeu asfaltar essa rodovia e nada. Eu já fui deputada estadual (entre 1995 e 1998) e também prometi e não consegui ver asfalto aqui”, comentou.
 
O vice-prefeito de Trindade, Arquivaldo Bites (PT), disse que desde os anos 80 tem ouvido promessa de asfaltamento, nenhuma cumprida.
 
Outra obra de infraestrutura cobrada foi a instalação de um anel viário para evitar que veículos de carga pesada cruzem a cidade, danificando as ruas e complicando o trânsito local.
 
Na área de educação, a reivindicação foi a mesma percebida em outras cidades: criação de escolas profissionalizantes e a instalação de um anexo da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Durante a audiência, o prefeito de Trindade se comprometeu, com a ajuda do deputado federal e coordenador do MCG, Sandro Mabel, a alugar um imóvel para a instalação de uma escola técnica.
 
Uma moradora de Trindade cobrou a criação de um curso de Medicina na UEG, ao relatar o drama de sua filha que sonha em ser médica, mas que enfrenta uma grande concorrência para as poucas vagas existentes no Estado. Sandro Mabel concordou com ela e disse que a criação do curso vai constar no plano de governo que está sendo elaborado com base na manifestação dos cidadãos que participam das audiências.

 
O prefeito de Trindade elogiou a iniciativa do PR e disse que o partido tem se posicionado de forma correta ao esquecer as disputas políticas e unir a classe política em torno do desenvolvimento do Estado. Já Abelardo Vaz, que também é presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), brincou dizendo que sente inveja do PR, já que seu partido não teve essa iniciativa. “Mas a gente participa junto e o presidente do meu partido vai em algumas audiências para ver como é e levar a idéia para o PP”, comentou.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Público recorde em Nazário pede apoio dos políticos para o empresariado local

Em Nazário, a caravana do Movimento Cresce Goiás (MCG) atraiu um público recorde até agora entre as 16 cidades já visitadas. Mais de 400 pessoas estiveram presentes no evento, uma iniciativa liderada pelo presidente do Partido da República (PR) de Goiás, o deputado federal Sandro Mabel, e pelo vice-governador do Estado, Ademir Menezes, que conta com a participação não só da população local como também lideranças de todos os partidos para, juntos, montarem um plano de governo para os próximos quatro anos.

Um dos primeiros pedidos feitos pelos moradores foi o apoio dos políticos para projetos de incentivo ao empresariado local. “Queremos que as autoridades apoiem os empresários e incentivem as pessoas a investir na sua própria cidade, para nossos jovens não irem embora. Hoje, é isso que está acontecendo”, comentou o empresário Renato Ferreira, 34.

Como tem feito em outros municípios por onde o MCG já passou, Sandro Mabel combinou com o prefeito de Nazário, Fábio Gabriel de Amorin (PR), a realização de um seminário de orientação sobre como fomentar o pólo empresarial local, com a participação do secretário executivo do Programa Produzir da Secretaria da Indústria e Comércio de Goiás, Luís Maronesi.

Esse novo evento atende uma demanda notada em várias cidades. As pessoas têm apresentado muitas dúvidas sobre como tocar uma empresa e quais os benefícios oferecidos pelo poder público. “Todo mundo quer que o filho fique na cidade, mas para isso a cidade precisa estar se desenvolvendo. Vamos fazer esse seminário, para fomentar o desenvolvimento aqui. Às vezes, é difícil trazer uma grande empresa, mas pequenos empreendimentos são mais fáceis de atrair ou mesmo criar aqui”, comentou.

Outros temas abordados durante o debate foram a educação e asfalto. Um homem foi muito aplaudido pelo público ao pedir asfaltamento da GO-156, que liga a cidade até Anicuns. “Isso vai trazer um baita desenvolvimento para a região”, comentou outra pessoa da platéia.

Na área da educação, uma estudante disse que seria bom para a cidade um braço da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Já um rapaz afirmou que se o poder público investisse no ensino profissionalizante seria mais proveitoso para a cidade. Sandro Mabel disse que cabe ao poder público descobrir qual a prioridade do município. “Às vezes é trazer uma universidade, às vezes criar cursos profissionalizantes.”

Em alguns momentos, a platéia fazia pedidos muito pontuais, como subsídios para o transporte escolar e até a entrega de um trator. O presidente do PR de Goiás disse que tudo que for dito na audiência terá um encaminhamento, se a demanda for possível de ser atendida, mas salientou o enfoque das audiências. “Não estamos aqui para fazer promessas, mas descobrir qual a demanda de vocês para montarmos um plano de governo”, explicou.

Sobre o transporte escolar, por exemplo, Sandro Mabel comentou que a faculdade citada pelo estudante que pediu custeamento da prefeitura poderia subsidiar essa despesa. “É tudo uma questão de conversar. O que o poder público puder fazer, vocês tem de cobrar, mas neste caso acho que a faculdade é que devia puxar vocês. São 100 estudantes, não? Então. Ou a faculdade paga uma parte do transporte ou vocês dizem que vão mudar de curso. Se organizem nisso aí.”

O objetivo do MCG é elaborar um projeto amplo, focado na responsabilidade fiscal e social, no crescimento econômico não só do Estado como um todo, mas também de cada cidadão goiano, assim como na melhoria da qualidade de vida das pessoas em geral.


Confira a galeria de fotos de todas as etapas do MCG no Flickr do Cresce Goiás: www.flickr.com/crescegoias.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Deputado Sandro Mabel ajuda a elaborar projeto para reestruturar hospital

Durante a audiência pública do Movimento Cresce Goiás (MCG) em Pirenópolis, a 120 km de Goiânia, os participantes reclamaram muito de problemas na área de saúde na região. Um vereador reclamou que há muito tempo não nasce um “pirenopolino”. “As nossas crianças nascem em Anápolis.” Outros participantes do debate deram outros exemplos das dificuldades enfrentadas principalmente por quem precisa de um médico especialista. “É muito difícil um médico querer vir trabalhar no interior”, lamenta o prefeito Nivaldo Melo (PP).
 
O deputado federal e presidente do PR regional, Sandro Mabel, que coordena o MCG, explicou que é possível encontrar soluções simples para este problema. E ao falar especificamente da área de Saúde em Pirenópolis, Mabel prometeu que vai intermediar a elaboração de um projeto do governo estadual em parceria com o curso de Medicina da UniEvangélica, em Anápolis, para a reestruturação do Hospital Regional de Pirenópolis. Com o projeto em mãos, ele pretende ir até o Ministério da Saúde buscar recursos para viabilizá-lo.

 
“Temos visto nas cidades onde estivemos que existe uma grande demanda por médicos. É uma situação bastante complicada para se resolver no interior, mas não é impossível. O governo federal tem recursos. Precisamos pensar nos projetos”, explicou Mabel.

Pirenópolis rumo à Copa 2014

Um dos temas abordados durante a audiência pública do Movimento Cresce Goiás (MCG) em Pirenópolis, na manhã de hoje, foi como a cidade pode investir em projetos de olho na Copa do Mundo em 2014. Apesar de Goiânia ter ficado de fora na lista das capitais que sediarão os jogos, Pirenópolis fica a apenas 150 km de Brasília – uma das cidades escolhidas.
 
Para o coordenador do MCG, o deputado federal e presidente do PR de Goiás Sandro Mabel, Pirenópolis tem a chance de apostar em iniciativas na área de esportes e turismo para tirar proveito dessa proximidade. “Podemos criar um slogan, ‘Pirenópolis Rumo à Copa’. Tem de aproveitar essa oportunidade. A Copa não vai ser aqui, mas a cidade é um dos maiores pontos turísticos da região, é do lado de Brasília e tem um clima muito agradável. Mas precisa de projetos.”
 
Quem participou do evento concordou com o deputado e cobrou não só reformas em estruturas já existentes no local como sugeriu novas propostas. O prefeito da cidade, Nivaldo Melo (PP), disse que a cidade precisa de dinheiro para construir um centro de convenções para até mil pessoas. O prédio seria usado para o turismo de negócios. “Podemos unir o turismo de negócios com a beleza da região. Temos potencial para isso, mas não temos o dinheiro.” Moradores pediram recursos para melhorar o acesso dos visitantes aos pontos turísticos.

MCG em Pirenópolis: população pede emprego para jovens como forma de evitar as drogas

O clima “esquentou” em Pirenópolis, a 120 km de Goiânia, durante a audiência pública do Movimento Cresce Goiás (MCG), realizada na manhã de hoje. Moradores que participaram do evento aproveitaram a oportunidade de se manifestarem e cobraram com veemência por mais empregos na região, principalmente para as pessoas de famílias mais pobres.
 
O medo deles é que os jovens acabem se envolvendo com o tráfico de drogas, seja como usuários ou traficantes, já que – sem emprego – ficam sem perspectiva de uma vida melhor. De forma aflita, os participantes da audiência dizem que está cada vez mais rotineira e assustadora a presença do crack no cotidiano dos adolescentes da periferia da cidade.
 
A dona de casa Suelene Amorim Soares, 34 anos, foi uma das primeiras a pegar o microfone. Mãe de um rapaz de 17 anos e de uma menina de 12 anos, ela assiste impaciente a tristeza do filho aumentar cada dia sem conseguir um emprego. Ela também está desempregada.
 
“Minha sugestão é que todos os donos de comércio da cidade dessem uma chance a pelo menos um jovem pobre para que ele tenha seu primeiro emprego. Tem muito comerciante nesta cidade. O que acontece hoje é que o jovem não acha emprego, fica parado e acaba indo para as drogas”, disse.
 
Vanderlício Alves Pereira, diretor de fiscalização ambiental de Pirenópolis, também pegou o microfone para falar do avanço do crack na cidade e disse que a solução está na criação de novos empregos. Ele diz que além da falta de emprego, os jovens pobres sofrem com o preconceito. “Quem tem nome rico aqui consegue emprego, agora se não tem sobrenome ou alguém rico por trás, aí não consegue nada.”
 
O deputado federal e presidente do PR de Goiás Sandro Mabel, que coordena o MCG, diz que é preciso criar projetos que atraiam investimentos de empresas, sejam de Pirenópolis ou de fora da cidade. “Não importa quem investe, se vem de fora, se é grande ou pequena, mas tem de ter um projeto. Em Jesúpolis (cidade administrada pelo PR), a população é pequena, a cidade tem só 2 mil habitantes e nenhuma empresa grande se instalaria ali. Mas o prefeito Silvan (José Furtado da Silveira) conseguiu atrair várias pequenas empresas que criaram 100 empregos”, comentou.

Em Pirenópolis, a audiência destacou-se pela participação ativa dos populares presentes, que realmente debateram seus problemas com as autoridades. Sandro Mabel chegou a brincar que a audiência estava "pegando fogo" devido ao tom crítico da população. "O político tem de aprender a ouvir a população, pois é a população que sabe in loco quais são os problemas que precisam ser corrigidos", disse.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Depoimentos em Acreúna

“O Sandro Mabel tem um nome forte e pode pleitear qualquer cargo que quiser. Como deputado, é um dos que mais trazem recursos para Goiás” - Nivaldo Pereira Pinto (PMDB), vice-prefeito de Acreúna.

“Sandro Mabel é deputado federal para toda hora. Está sempre à disposição” - Helena Souza, primeira-dama de Acreúna.

Moradores de Acreúna levam suas reivindicações para o MCG

As autoridades presentes na mesa de debatedores da audiência técnica do Movimento Cresce Goiás (MCG) em Acreúna, a 157 km de Goiânia, na manhã de hoje, foi uma das mais ecléticas até agora entre as cidades nas quais o MCG já passou. Além das autoridades políticas de vários partidos, compuseram a mesa o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Dervaley Barcelos, o empresário Rubens Prudente, representando os empresários da cidade, e o comandante da PM da região, capitão Reginaldo.

Conforme a agenda do Cresce Goiás vai avançando, mais pessoas são atraídas para o Movimento. Em Acreúna, foi preciso cadeiras extras para que todos pudessem sentar. A participação popular tem sido intensa em todos os municípios, provando que o povo quer sim fazer parte das decisões e ajudar a construir soluções para Goiás.

“Queremos que a demanda de Acreúna esteja no plano de governo do próximo governador”, afirmou o deputado Sandro Mabel ao iniciar os debates na cidade. A população, por sua vez, aproveitou a proximidade com as autoridades políticas não só para cobrar obras estruturais, mas também soluções de problemas pontuais, como a regularização dos lotes do distrito de Arantina e a cobertura para as quadras das escolas públicas.

Outro importante tema levantado no debate foi a Educação. A demanda por escolas técnicas, agrícolas e extensões do Cefet e da UEG no município foi reivindicada pelos moradores, que não querem mais ir para Rio Verde ou Goiânia para estudar ou resolver problemas simples, como fazer a identidade.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Prefeitos de outros partidos participam do MCG

Uma prova de que o Movimento Cresce Goiás (MCG) é suprapartidário está na participação de lideranças políticas de outros partidos no interior do Estado. Na quinta-feira, quando o movimento esteve em Jaraguá, Petrolina e Nerópolis, nas três cidades, seus prefeitos ou compuseram a mesa de palestrantes ou participaram de entrevista à imprensa, seja elogiando a iniciativa do Partido Republicano (PR) ou ajudando na promoção do debate.

Cada um dos prefeitos é de um partido diferente. Nenhum deles do PR. Os prefeitos Lineu Olímpio e Gil Tavares, que respondem por Jaraguá e Nerópolis, respectivamente, são do PTB. Em Petrolina, o prefeito Danozete Gonçalves Ferreira, é do PMDB. E todos prestigiaram a presença das lideranças do PR presentes nos encontros em suas cidades.

O prefeito de Jaraguá não pode comparecer no encontro que ocorreu na Câmara Municipal, mas acompanhou o deputado federal e presidente do PR, Sandro Mabel, o vice-governador Ademir Menezes e o deputado federal Chico Abreu na entrevista que eles deram à rádio Cidade AM.

Ele ressaltou a importância de se ouvir da população suas necessidades, objetivo principal do MCG, que percorrerá 50 cidades do interior de Goiás até meados de março.

Já em Petrolina, o prefeito Lineu Olímpio recebeu as lideranças em sua casa e foi com elas até um salão onde ocorreu um dos encontros mais movimentados até então do MCG. Mais de 150 presentes, com a presença de cinco prefeitos da região, vice-prefeitos, vereadores e do deputado estadual Misael Oliveira (PDT).

Em Nerópolis, Sandro Mabel, que é o coordenador do MCG, lembrou que o PR disputou as eleições municipais de 2008 contra o atual prefeito, Gil Tavares, mas que depois que ele assumiu, o partido se tornou um aliado da sua administração devido aos bons projetos que ele tem feito para a população.

“A gente apanhou do Gil”, brincou o deputado. “Mas vimos que ele tem feito um trabalho sério e não podemos deixar a população sofrer por causa de uma briga pelo poder, não é assim que o PR trabalha. Lá no Congresso Nacional, temos feito emendas pedindo recursos no orçamento da União para projetos de interesse do povo de Nerópolis, em parceria com o Gil”, completou.

Por sua vez, o prefeito agradeceu a presença do Movimento Cresce Goiás em Nerópolis e afirmou que trabalhos como estes do PR ajudam a aproximar a população do poder público, facilitando o trabalho das administrações municipais, estaduais e federais. “Os políticos tem de aprender a escutar a população”, comentou Sandro Mabel.

Público se diz satisfeito com Movimento Cresce Goiás

A participação do público presente às audiências do Movimento Cresce Goiás (MCG) no interior chama a atenção não só pelo número de pessoas que pedem para falar como pela atenção que elas dão às autoridades presentes. As cobranças vão desde coisas aparentemente simples como asfalto no bairro em que vivem ou uma quadra de futebol até mais complexas como elaboração de projetos ou programas que ajudem no repasse de crédito a empresários locais. Em comum, são todas sugestões que fazem muita diferença para a qualidade de vida dos cidadãos goianos.

Sempre presente em todas as audiências, o deputado federal Sandro Mabel, que coordena o MCG, diz que o objetivo da iniciativa é justamente ouvir a população o que ela está precisando nas mais diversas localidades do estado, para montar um plano de governo suprapartidário, que ajude o próximo governo estadual a fazer uma gestão mais voltada para a população.

“Porque esta é a marca das gestões do PR. Nossos prefeitos não estão preocupados apenas em trazer empresas para gerar empregos, mas também fazer o salário do trabalhador crescer. Não é só trazer desenvolvimento para a cidade, mas ajudar cada cidadão a progredir junto com a cidade”, explica nas audiências.

Em Nerópolis, o motorista Flávio Coelho da Silva, 65 anos, comentou que é a primeira vez que se sente ouvido pela classe política. “Nunca foi dada pra gente essa oportunidade.” Ele aproveitou e cobrou projetos para levar mais empresas para a cidade.

Em Jaraguá, o aposentado Washington Luiz da Rocha, 54, pediu mais ajuda do poder público aos empresários locais, lembrando que são estes que dão emprego à população. Para exemplificar a importância do empresariado para uma cidade, lembrou de sua experiência quando foi instalado o primeiro parque industrial da Mabel em Aparecida, em 1975. Disse que os empregados lá não gostavam do chefe, o deputado federal Sandro Mabel. “A gente amava o Sandro”, disse. Depois, explicou que era porque havia bons empregos na empresa.

Para quem participou das audiências de quinta-feira, no Vale do São Patrício, Sandro Mabel explicou que a instalação da ferrovia Norte-Sul em Goiás e da estação multimodal em Jaraguá vai trazer um grande desenvolvimento para toda aquela região. “Colocamos muito empenho para transformar essa ferrovia em uma realidade”, disse, referindo ao trabalho dos políticos do PR de Goiás.

População de Jaraguá interage e se diverte no Movimento Cresce Goiás

Em Jaraguá, a população que esteve presente na audiência do Movimento Cresce Goiás (MCG) não só participou com sugestões de melhorias para a região como também ajudou a tornar o ambiente mais divertido. A todo momento, as lideranças que falavam sobre o modo de administrar do PR eram interrompidas pela platéia, que interagia com algum comentário brincalhão.

Foi o caso do vereador Hélcio Pereira Alves (PMDB), que falou sobre a vontade do povo de Jaraguá em crescer, elogiou a iniciativa do PR e a administração do vice-governador Ademir Menezes enquanto prefeito de Aparecida de Goiânia e comentou que queria ver em Jaraguá o mesmo desenvolvimento visto na cidade de Ademir.

“Queremos Jaraguá grande, a gente gosta de estar empregando as pessoas, os empresários arranjam emprego para todo mundo. Até se o senhor se mudar pra cá, nós arrumamos um empreguinho pro senhor”, disse para Ademir, arrancando risadas do vice-governador e da platéia.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Acreúna, Edéia e Paraúna recebem MCG na próxima semana

O Movimento Cresce Goiás volta com gás renovado após as festividades do carnaval. Na próxima quinta-feira, dia 18 de fevereiro, o MCG estará em Acreúna, Edéia e Paraúna para discutir com os moradores da região idéias e soluções para as demandas dos municípios.

A primeira cidade a receber a frente de debates será Acreúna. O evento terá início às 9h na Associação dos Produtores Rurais. De lá, o MCG segue para Edéia (14h) e, às 19h, chega em Paraúna, que reunirá lideranças e moradores na Câmara Municipal.

Desde o seu lançamento – realizado no último dia 4 – o MCG já visitou sete municípios goianos: Senador Canedo, Bela Vista, Mozarlândia, São Miguel do Araguaia, Jaraguá, Petrolina e Nerópolis. No total, a frente de debates visitará 51 cidades até o dia 13 de março, quando se encerra esta primeira etapa de encontros com a sociedade.

Acompanhe as notícias do MCG pelo twitter (www.twitter.com/crescegoias) e veja fotos e vídeos das reuniões com lideranças e populares nos canais do Flickr (www.flickr.com/crescegoias) e You Tube (www.youtube.com/sandromabelpr).

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

MCG em Jaraguá conta com expressiva participação popular

O Movimento Cresce Goiás esteve na cidade de Jaraguá hoje pela manhã e movimentou a Câmara Municipal da cidade com a rodada de debates que tem o objetivo de construir ações e gestões para o crescimento de Goiás.

Logo cedo, a população atendeu ao apelo que o deputado federal Sandro Mabel, presidente do diretório regional do PR, fez na rádio Cidade AM, convocando os moradores a participarem do MCG. "Precisamos ouvir o que as pessoas têm para dizer para fazer um bom plano de governo. O futuro do jeito que pensamos, estamos construindo aqui, com a participação das pessoas", afirmou Mabel.

A reunião do MCG em Jaraguá reuniu centenas de moradores da região. A vontade de participar foi tanta que a população interrompeu várias vezes os palestrantes para comentar e perguntar sobre temas de interesse para a cidade. Três assuntos nortearam as discussões: emprego, agricultura e ferrovia norte-sul.

"Estamos mudando o entroncamento ferroviário brasileiro, que hoje está em Minas Gerais, para Goiás. Isso vai mudar o eixo de desenvolvimento não só do Estado, mas de todo o país", afirmou o deputado Sandro Mabel.

Durante a reunião, o prefeito do PR em Jesúpolis, Silvan José Furtado da Silveira, falou da transformação que promoveu em sua cidade, principalmente na área da habitação, comprovando que, quando se administra bem, o dinheiro dá.

As fotos do MCG em Jaraguá já estão na web. Para conferir, acesse a página do Movimento no Flickr: www.flickr.com/crescegoias. Em breve, vídeos também estarão disponíveis no You Tube.

Agora à tarde, o MCG está em Petrolina e, às 19h, é a vez de Nerópolis se mobilizar com a frente de debates. É possível participar e enviar sugestões também pela Internet, por meio da Comunidade Movimento Cresce Goiás no Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=98142808).

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Mozarlândia recebe o Movimento Cresce Goiás

O auditório da Câmara Municipal de Mozarlândia ficou lotado para a realização dos debates do MCG. O público, formado principalmente de jovens, participou ativamente da construção de propostas para o crescimento de Goiás, levando as demandas da região para a pauta do debate.

A principal cobrança foi a geração de empregos. No entanto, também estiveram na pauta a necessidade por mais infraestrutura, como escolas e postos de saúde de qualidade.

O prefeito Luiz Carlos da Silva, o Dr. Luizinho (PMDB), esteve presente no evento e elogiou a iniciativa do PR, dizendo que o Movimento Cresce Goiás vai ajudar no desenvolvimento da região do Vale do Araguaia.

O presidente do PR em Goiás, o deputado federal Sandro Mabel, o vice-governador Ademir Menezes e o prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, mostraram exemplos de gestões do PR no Estado que deram certo. As iniciativas foram elogiadas pela população presente no evento.

Também estiveram presentes no debate em Mozarlândia, autoridades e populares de Faina e Araguapaz - que aproveitaram a oportunidade para reclamar da precariedade na área de saúde em suas cidades.

Algumas fotos do evento já estão na web. Acesse a nossa galeria no Flickr e confira: www.flickr.com/crescegoias. Fique por dentro das últimas notícias do MCG pelo Twitter: www.twitter.com/crescegoias.

Vídeos do Movimento Cresce Goiás

Acompanhe o Movimento Cresce Goiás também por meio do You Tube. Já estão no ar dois vídeos do evento realizado em Senador Canedo. Acesse os links e confira: http://www.youtube.com/watch?v=Xy39MK6HK-8 e http://www.youtube.com/watch?v=IGF0EGwq1GQ.

Hoje, o MCG visitará Mozarlândia, às 14h, e São Miguel do Araguaia, às 19h. Acompanhe os eventos e a participação da sociedade. Mais tarde, confira as fotos no nosso canal no Flickr (http://www.flickr.com/photos/crescegoias) e participe também do nosso fórum no Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=98142808).

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Em Bela Vista, população pede soluções simples


Soluções simples que são fáceis de executar. Essa foi a observação feita pelo deputado federal Sandro Mabel, coordenador do Movimento Cresce Goiás (MCG) em Bela Vista de Goiás, hoje à tarde, após as lideranças do Partido da República (PR) ouvirem as sugestões da população local.

Na segunda etapa da frente de debates promovida pelo PR, as autoridades presentes ouviram muitas reclamações de falta de asfalto ligando bairros ou mesmo cidades e a vontade dos moradores para que empresas sejam levadas para Bela Vista. E não podemos esquecer da educação. "São soluções que às vezes são mais fáceis de serem colocadas em prática do que pensamos”, comentou o deputado.

Quem estava presente no evento pode ouvir o vice-governador Ademir Menezes falar sobre o tempo em que esteve à frente da Prefeitura de Aparecida de Goiânia e o prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, sobre o que mudou em sua cidade com medidas simples para atender a população.

“Quando começamos em Aparecida, ninguém queria ir para lá. Ia para qualquer cidade na região, mas para Aparecida não. Era uma cidade dormitório. A nossa arrecadação girava em torno de R$ 1,8 milhões. Deixamos ela com R$ 25 milhões. O que nós fizemos foi plantar as sementes”, disse.

A próxima etapa do MCG é na segunda-feira, em Mozarlândia e São Miguel do Araguaia. Ao todo, as lideranças do PR vão percorrer 51 cidades até o início de março para ouvir da população suas principais reinvindicações. A intenção é montar um plano de governo com base em ações práticas criadas a partir de audiências com os goianos das regiões mais distintas do Estado.

Movimento Cresce Goiás é prestigiado por lideranças de outros partidos


Lideranças de diversos partidos estiveram presentes na abertura do Movimento Cresce Goiás (MCG), idealizado e executado pelo Partido da República (PR), hoje de manhã, em Senador Canedo (GO), a 33 km de Goiânia. O secretário estadual de Segurança Pública, Ernesto Roller (PP), o presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM) e prefeito de Inhumas, Abelardo Vaz (PP), e os prefeitos de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), de Nerópolis, Gil Tavares (PTB) e de Abadia de Goiás, Valdeci Mendonça (PMDB), elogiaram a iniciativa do PR em ouvir a população de todo o Estado para montar um plano de governo.

“O partido vai crescer ainda mais se buscar o que a população quer em vez de ficar atacando, fazendo denúncias para desestabilizar uma administração. Eu tenho viajado pelo Estado como presidente da AGM e fico encantado com os belos projetos das gestões do PR”, disse o presidente da AGM.

Para Ernesto Roller, o PR “sinaliza para uma direção de amadurecimento e responsabilidade com o Estado”. Bastante enfático, o secretário levantou a voz para dizer que o Partido da República tem ajudado na construção de um Goiás melhor e foi aplaudido pelas mais de 300 pessoas presentes ao evento realizado no auditório do Cicopal, empresa de alimentos em Senador Canedo.

Na abertura do evento, Sandro Mabel ressaltou que a proposta do MCG é trazer uma nova perspectiva de governo, baseada nas gestões do PR em prefeituras goianas e nas atividades parlamentares dos deputados federais e estaduais.

O Movimento Cresce Goiás pretende percorrer 50 cidades até o início de março. “Nós temos de ter planos que venham da população, porque é isso que vai melhorar o Estado”, disse Sandro Mabel.

MCG recebe apoio das lideranças de Senador Canedo

O Movimento Cresce Goiás colocou o pé na estrada e já visitou Senador Canedo na manhã de hoje. O auditório da Cicopal ficou pequeno para a quantidade de pessoas que prestigiaram o evento e trouxeram suas idéias e sugestões para construir ações práticas para o desenvolvimento do Estado. Dentre os temas mais abordados durante o debate, estão: combate às drogas, sistema prisional, cultura, esportes e sistema ferroviário. Confira as fotos do evento no Flickr do Cresce Goiás – www.flickr.com/crescegoias.

Agora à tarde, é a cidade de Bela Vista que recebe a frente de debates. O evento acontece até o final do dia e, a exemplo de Senador Canedo, reúne lideranças do PR, do Estado e da comunidade em volta da discussão de temas importantes para o crescimento de Goiás. Confira como está a movimentação: algumas fotos já estão disponíveis no link http://www.flickr.com/photos/crescegoias/sets/72157623233748747/.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Mais de 250 lideranças políticas no lançamento do Movimento Cresce Goiás

Mais de 250 lideranças políticas de todas as regiões do Estado de Goiás participaram do ato de lançamento do Movimento Cresce Goiás (MCG). O movimento surge tendo como um de seus objetivos, nos próximos 60 dias, em Goiânia e no interior, colher propostas de políticas públicas para um plano de governo para o Estado de Goiás.


O coordenador do Movimento, deputado Sandro Mabel, apresentou os objetivos e as diretrizes gerais da iniciativa: acelerar o crescimento do Estado de Goiás, levar benefícios aos que mais precisam e manter, aperfeiçoando, o que está funcionando bem.


Foram mostrados vídeos sobre as experiências exitosas de atuais administrações do PR em Senador Canedo, Goiandira e Jesúpolis, seguidos de depoimentos dos respectivos prefeitos, que fizeram exposições breves sobre o “jeito do PR trabalhar”.


Após a apresentação dos vídeos e dos depoimentos dos administradores municipais, por aproximadamente uma hora foi aberto espaço para a participação da platéia. Lideranças das cidades de Goiânia, Águas Lindas, Itapuranga, Edéia, Senador Canedo, Uruaçu, Mozarlândia, Santo Antônio do Descoberto, Avelinópolis, Aparecida de Goiânia, Padre Bernardo, Nerópolis, Minaçu, Goianésia, Novo Gama, Faina, Paraúna e Nova Aurora apresentaram propostas nas áreas da educação, saúde (destaque para o combate às drogas), segurança pública, educação, meio ambiente e esporte. Foram criadas ainda comissões para fortalecer a organização da juventude do PR e também o PR Mulher.


A criação do MCG é uma iniciativa do Partido da República em Goiás, mas tem caráter suprapartidário, segundo esclarece o presidente do PR, deputado federal Sandro Mabel. “Vamos conversar com a população, ouvir lideranças de todos os partidos, representantes da sociedade civil organizada, em cada município. Queremos ouvir a voz da capital e a voz do interior do Estado sobre o que podemos fazer para melhorar a vida da população nas áreas da saúde, educação, segurança, cultura, juventude, dos direitos da mulher, na área de infra-estrutura, entre tantas outras importantes para Goiás crescer ainda mais”, ressaltou.


Participaram também do lançamento do Movimento Cresce Goiás, o Vice-Governador de Goiás, Ademir Menezes, o deputado federal Chico Abreu, os deputados estaduais Cilene Guimarães e Álvaro Guimarães, o Superintendente do DNIT em Goiás, Alfredo Soubihe Neto, o Secretário das Cidades, Paulo Gonçalves, a presidenta da Agehab, Silmara Vieira, além dos prefeitos de Cidade Ocidental, Corumbaíba, Goiandira, Itajá, Jesúpolis, Jussara, Marzagão, Nazário, Nova Iguaçu de Goiás, Novo Planalto, Paraúna, Santo Antônio de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Portelândia, Itauçu e Caldazinha. Vereadores de dezenas de municípios também estiveram presentes. O lançamento do Movimento Cresce Goiás ocorreu nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, das 9:00 às 12:00, no auditório da Acieg, em Goiânia.
Foto: Sebastião Nogueira
Veja o álbum no Orkut

Lideranças estão na Acieg

Lideranças do Partido da República e do Estado de Goiás estão reunidas na Acieg para o lançamento do Movimento Cresce Goiás. O deputado federal Sandro Mabel, presidente do diretório regional do Partido da República, ressaltou a importância da participação da população nos resultados do crescimento que o Estado vem alcançando. "Com este movimento o PR busca sugestões do povo e das lideranças para ampliar as ações que o partido considera fundamentais para fazer o nosso Goiás melhor", afirmou Mabel.